domingo, 29 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO 18 º ENCONTRO

Voltamos a nos reunir no dia 24/11/09 para mais um trabalho de leitura sobre a Tp2. Foi necessário dar mais uma lida sobre " gramática normativa", pois surgiram algumas dúvidas tais como: Qual a série adequada para se inciar a cobrar essas regras? Existe uma maneira adequada para se iniciar este trabalho de gramática? Pode-se trabalhar apenas através de conceitos?
Com todas essas indagações voltamos ao tópico já debatido em grupo a partir do subsídio oferecido pelo professor Djalma Gomes que é " Ensinar ou não a gramática". A partir daí ficou claro que a maneira como será abordado, trabalhada, cobrada dependerá da metodologia do docente, mas que devemos sim trabalhar a gramática em sala de aula de preferência contextualizada.
Realizamos as atividades das página 26,28 e29 sobre o texto- OSARTA- de Lygia Bojunga, depois as atividades sobre períodos das páginas 53,54,55 e 56.
Em relação ao texto aluno ideal fizemos uma reflexão , pois nós muitas vezes queremos este aluno, mas não nos damos conta que temos é o aluno real. Ao nos planejarmos para uma aula idealizamos como será e muitas vezes não sai como esperado por vários motivos daí vem a decepção de ambas as partes. Todo professor tem consciência de que seu trabalho deve ser a partir da realidade do aluno. Mas a angústia é- que realidade é esta- a maioria dos alunos parecem não ter sonhos, metas , objetivos de melhorar seu futuro, infelizmente é a realidade aqui em nosso município, isso deixa nosso trabalho um pouco mais complicado comenta as cursistas. Pedi a elas que descrevessem como seria o seu aluno ideal.
Na sequência realizamos a atividade 10 da página 61 onde a professora pede a sua aluna para elaborar uma redação. Trouxemos a debate o tema " O professor finge que ensina e o aluno finge que aprende."Estas conversas entre colegas são ótimas nos vemos em situações que já praticamos e assim temos a chance de melhorar nossa prática em sala de aula. É muito bom!

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