segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO 15º ENCONTRO

Bem o nosso 15º encontro ocorreu no dia 10/11/09 com um calor maravilhosos oferecido pelo horário de verão aqui no Sul.
Neste dia nós apenas concluímos a unidade 4 da TP1 que trata sobre INTERTEXTUALIDADE que nada mais é do que ligação entre os textos. Foi dado o seguinte enfoque- intertextualidae acontece quando há uma referência explicita ou implícita de um texto em outro, também pode acontecer com outras formas além do texto como em músicas, pinturas filmes e novelas. Sempre que uma obra faz alusão a outra ocorre intertextualidade. Utilizamos também como recusos a paráfrase e a paródia- duas maneiras de intertexto.
Então paráfrase é dizer com outras palavras o que já foi dito,isto é mudar as palavras mas a idéia e´confirmada. As cursistas trabalharam em aula o texto a seguir.

TEXTO ORIGINAL

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá
Gonçalves Dias, " Canção do exílio"

PARÁFRASE

Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a "Canção do Exílio"
Como era mesmo a " Canção do Exílio"?
Eu tão esquecido de minha terra...
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!

Carlos Drummond de Andrade, "Europa, França e Bahia"

Trabalhamos o mesmo texto na paródia- esta é uma maneira de ridicularizar ou contestar outro texto.

TEXTO ORIGINAL

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.

Gonçalves Dias, " Canção do exílo"

PARÓDIA

Minha terra tem palmares
onde gorjeiam o mar
os passarinhos daqui
não cantam como os de lá.

Oswald de Andrade, "Canto de regresso à pátria"

Outros exemplos de paródias são as propagandas com a do BOM BRIL que faz alusão à obra prima de Leonardo Da Vinci- Mona Lisa. Foi passado para as cursista todos os vídeos sugerido pelo Djalma Gomes sobre intertextualidade. Foi nosso momento de descontração , elas adoraram o nosso hino brasileiro fez um sucesso!
Para encerrar corrigimos as tarefas de casa as atividade1 e 2 da página 135. Do caderno de atividade de apoio o texto das páginas 152 e153 " Terezinha de Jesus"



Nenhum comentário:

Postar um comentário