quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO 16 ª ENCONTRO

Nosso encontro aconteceu no dia 17/11/09, sempre no mesmo horário e local "SMEC". Iniciamos os estudos com a TP2 - ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA - Aqui as cursistas deram um belo show. Nossa conversa sobre gramática fluiu de forma natural, reproduzi as questões propostas na 14 desta TP que são as seguinte:
* Conceitue o que é gramática?
* Como você trabalha gramática? Que estratégias usa no ensino de gramática?
*Como você acha que deveria ser ensinado gramática? Tem uma regra?
E a partir daí nossa conversa foi enriquecedora, pois chegamos a um denominador comum - não podemos utilizar a língua sem utilizarmos a gramática, porque o nosso aluno traz consigo a chamada gramática interna ou implícita o seu dialeto cotidiano cabe ao professor aperfeiçoar, ampliar essa competência linguística no aluno, através de um trabalho que utilize a leitura e a produção de diferentes texto. A gramática como regras é sistemática, sequencial não esta pronta exige compreensão e explicação do professor em relação aos recursos linguísticos.
Para complementar realizamos todas as atividades da unidade 01- página 14, 15, 16, 19, 20, 23, 26, 28 e 29. Combinamos para o próximo encontro dar continuidade a TP2 unidade 6 que é sobre FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário