domingo, 28 de março de 2010

AVALIAÇÃO FINAL DO PROGRAMA GESTAR II - FORMAÇÃO CONTINUDA DE PORTUGUÊS

ALUNOS TRABALHANDO NO PROJETO






AVALIAÇÃO FINAL DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL- GESTARII PORTUGUÊS




Rosário do Sul localiza-se na Fronteira Oeste a 386km da capital Porto Alegre com mais de 48.000 habitantes.

O programa GestarII foi implantado no município em 26/05/09 no Salão de Eventos da SMEC- Secretaria Municipal de Educação e Cultura, onde encontravam-se presentes membros da equipe do Setor Pedagógico as senhoras Iara, Zaniglei, Flávia Amaral, a coordenadora do programa Gestar no município Neiva Souto, a emprensa local, equipes diretivas das escolas Municipais e Estaduais, professores com regências nas àreas de português e Matemática.

Os encontros começaram no dia 02/06/09, sendo uma vez por semana sempre às 18 horas no salão da SMEC. Formamos uma turma com 17 professores, mas por dificuldades de horários e até mesmo pouco interesse de algumas escolas as cursistas optaram por desistir da formação o que a meu ver só trará prejuízo na prática desses profissionais- " RENOVAR É FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA EM NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA".

Também tivemos a inteferência da GRIPE "A" a qual nos impossibilitou de realizar alguns encontros, mas graças a Deus não abalou os ânimos das cursistas. Concluíram o programa 10 bravas guerreiras. Nosso grupo de colegas eram nota 1.000 atuantes, participativas, receptivas a todas as propostas de trabalhos, as oficinas por elas aplicadas e o retorno de seus alunos eram fantásticas- dito por elas ( as cursistas ) " como minha turma melhorou". Estes depoimentos nos enchiam de orgulho e entusiasmo e vontade de aplicar logo mais uma oficina para então vermos a reação dos alunos.

Os relatórios apresentados nos encontros destinados a troca de experiências entre os grupos este sem dúvida eram os melhores momentos do Gestar nos orgulhávamos do nosso trabalho e também ríamos das nossoas trapalhadas.

Do programa Gestar concluímos que nada mais é do que APRENDER A APRENDER JUNTOS" docentes e discentes em uma caminhada dentro do processo ensino- aprendizagem, procurando assim adquirir as competências necessárias para o ser humano apropiar-se do conhecimento para melhor interagir na sociedade em que vive.



PROFESSORAS CURSISTAS E SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS


* Adriana de Melo Bevilacqua- E.M.E.F. Leão Warren

* Claúdia Tavares Medeiros- E.M.E.F. Leão Warren

* Clere Maria Santos- E.M.E.F. Oliveiro Thaddeo

* Danille Brondani Severo- E.M.E.F. Oliveiro Thaddeo /E.M.E.F.Aracy Vieira do Amaral

*Elisandra Ribeiro Carvalho- E.M.E.F. Barão do Rio Branco

* Magda Antunes Amaral- E.M.E.F. Aracy Vieira do Amaral

* Niezian Siqueira Borges- E.M.E.F. Coronel Sabino do Araújo



CRONOGRAMA DA 1ª etapa


02/06/09- Apresentação do Programa Gestar e entrega do material

09/06/09- início dos encontros leitura da TP3- avançando na prática CORDEL

23/06/09- Elaboração dos projetos para as escolas

30/06/09- Oficina 05 da unidade 10

o8/07/09- Leitura da TP4- avançando na prática unidade 14

14/07/09 -Oficina 07 unidade 14

24/07/09- Leitura TP5- Atividades dos AAs

04/08/09- Oficina 09 unidade 18

11/08/09- Leitura TP5 unidade 19 e 20- avançando na prática

18/08/09- Oficina 10 unidade 20



CRONOGRAMA DA 2ª etapa


06/10/09- Leitura da TP6 unidade 21

13/10/09- leitura TP6 unidade 22

20/10/09- Oficinas da unidade 21 e 22

27/10/09- Leitura TP1 unidade seção 02

10/11/09Leitura TP 1 unidade 4 ( todas as seções )

17/11/09- Oficinas das unidade da TP1

20/11/09- Leitura TP2

24/11/09- Continuação das atividades da TP2- atividades dos AAS

08/12/09- Apresentação das oficinas da TP2

14/12/09- Aula de encerramento e entrega dos relatórios das oficinas realizadas na II etapa



PROJETO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS


As cursista optaram por todas realizarem o mesmo projetos em suas escolas.


TEMÁTICA: leitura e dificuldades de interpretar textos


PROBLEMÁTICA: Os alunos leen pouco; dificuldade de interpretação, bem como aguçar o interesse sobre o tema, estimulado-os a produzirem seus textos


OBJETIVO GERAL: Elaborar textos discursivos simples, com temas livres, orientando-os como usar seu conhecimento prévio sem que haja fuga do tema


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Produzir textos orais e escritos com clareza e coerência;

* Ler e nalisar vários textos identificando os elos de ligãções entre os temas


METODOLOGIA: * Disponobilizar livros, jornais e revistas;

* leitura e análise do tema dos textos;

* produção de textos e ou histórias de maneira individual.


CRONOGRAMA: de junho à dezembro de 2009


EQUIPE DE TRABALHO: alunos das séries finais do Ensino Fundamental



AVALIAÇÃO:


O projeto foi avaliado de maneira positiva e os alunos realizaram as atividades propostas de forma satisfatória.


SEMPRE QUE EU ME PEGO...



contando Estrelas no céu fica uma pergunta na minha mente.

O que faço nesse mundo?

Qual é o meu papel?

Para onde é que vai a vida da gente?

Não é por acaso que a gente vive aqui nesse mundo. Existe uma razão maior.

E eu quero saber antes do fim. Saber quem sou; para onde vou; de onde vim.

A vida é tão maravilhosa, é tão bonita. Pena que a gente não sabe viver. Mas, um dia a gente APRENDE, a gente CONQUISTA.

E o SONHO de ser FELIZ um dia vai ACONTECER!"


Fábio Jr


Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter feito parte do Programa Gestar II Língua Portuguesa.


FORMADORA: Janete Aparecida Francisco DÀvila

Município de Rosário do Sul RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário