sexta-feira, 24 de julho de 2009

RELATÓRIO DO 7º ENCONTRO

O nosso 7 º encontro estava previsto para o dia 21/07/09 o qual não pode ser realizado devido ao mau tempo. Como temos um dito popular gauchesco " não tá morto quem peleia" nosso encontro realizou-se hoje às 16:30 no salão da SMEC com muitos obstáculos, primeiramente chegamos e os portões estavam cadeados, depois o salão não estava organizado e por fim o datashow com a lâmpada queimada, no primeiro instante fiquei com vontade de dispensar as cursistas, fiquei irada. Mas sou brasileira!!!!. Nos organizamos como em todos os encontros, como estava previsto as professoras fizeram o relato da oficina 04 da unidade 14 a qual foi trabalhada com seus alunos a poesia "CIDADEZINHA QUALQUER" colocaram para o grupo que os alunos adoraram este texto , foram lidas algumas produções- falaram sobre nossa praia, sobre o museu, como não poderia faltar sobre as lidas campeiras. Tivemos um breve descanso e continuamos ,pois o frio é intenso por aqui. Retornamos com a leitura da unidade 17 e 18 da TP5. Realizamos as seguintes atividades5/7 e 8 da unidade 17. Um momento para descontração foi a realização do trava-língua foi muito bom voltamos naquele instante a sermos crianças. Após seguimos nossa leitura da unidade 18 coerência textual, realizamos as atividades número 02 e 06. Com a adiantado do horário e a ansiedade pelo recesso ficou para tema de casa as atividades números11/12 e 17 da unidade 18. Foi proposto o avançando na prática da unidade 18 equivalente a oficia número 09 da página 93 da TP5- " Texto publicitário- linguagem verbal e não verbal".
Devido ao nosso tempo chuvoso e frio e a pedido das cursistas faremos o recesso de acordo com o calendário do município, quando retornarmos teremos dois encontros na mesma semana que serão nos dias 04/08 e07/08 destinados a releitura das unidade 17 e18, bem como a sequência da 19 e 20 da TP5, ficando o nosso 10º encontro somente para apresentação das duas oficinas restantes desta primeira etapa do Gestar II de Português aqui em Rosário do Sul.
Ao fazer nossa avaliação do encontro de hoje , contudo que, passamos para realizá-lo a contento concluímos que somos guerreiras e persistentes em nossas metas, pois esta é a hora do desabafo apoio de nossa secretaria somente na cedência do local e nada mais. Nos cobram que o Gestar é uma formação continuada, é gratuita e que ainda temos professores que não se interessam em fazer, talvez, eu creio que seja pelo motivo de termos aqui mais cobranças do que apoio e incentivos. O programa Gestar é excelênte, com materias riquíssimos, mas a prioridade das professoras é concluir um curso superior até 2010 é o que o nosso plano de carreira municipal exige. A vida é feita de opções-Curso superior ou Gestar? O tempo dos professores é pouco, muito trabalham em duas ou mais escolas. Mas nós as guerreiras estamos satisfeitas com o que já conquistamos até aqui e as mudanças que estamos realizando em nosso trabalho pedagógico em sala de aula.
Agora é uns dias de descanso para revigorarmos nossas energias e juntas concluirmos nossa etapa final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário